Biópsia Percutânea
A Biópsia Percutânea é realizada de duas formas: por meio de Punções Aspirativas por Agulha Fina (PAAF) ou de biópsias por fragmento. Para realizá-las, recomenda-se que o paciente tenha um acompanhante e não faça uso de medicamento anticoagulante, seja por via venosa ou oral.
Punções Aspirativas
Trata-se de um procedimento simples, rápido, seguro e minimamente agressivo, por meio do qual o material é coletado com os movimentos de uma agulha fina acoplada a uma seringa a vácuo.
A técnica possibilita a retirada de células de nódulos ou lesões nos órgãos, sem que seja necessária anestesia geral.
Biópsias por Fragmento
Conhecida como core-biopsy, a Biópsia por Fragmento é um procedimento responsável pela coleta de fragmentos dos tecidos dos órgãos, não apenas das células.
A técnica possibilita um diagnóstico com maior precisão em relação à PAAF, já que há uma coleta maior em comparação ao primeiro procedimento. Por isso mesmo, é mais invasivo, feito com o auxílio de uma agulha cortante, ajustada a uma pistola de disparo automático ou de tubos, conectada a um aparelho de vácuo.
Pós-exame
Recomenda-se que o paciente utilize compressa de gelo no local examinado e repouse. São raras, mas complicações leves e facilmente tratadas podem surgir. Entre elas: hematomas, inflamação e dor local.